30 março, 2024

É muito comum as pessoas confundirem atraso de fala com atraso de linguagem, ou muitos acham que sejam as mesmas coisas, e NÃO, não são!

Atraso de fala é quando a criança apresenta atraso na aquisição dos SONS da fala, é aquela criança que apresenta trocas fonológicas ou ainda não consegue executar o fonema de acordo com os marcos da faixa etária. Tal atraso está muitas vezes associado a alguma questão estrutural, como falta de mobilidade ou hipotonia das estruturas fonoarticulatórias, alteração de Frenulo lingual e muito mais...

Atraso de linguagem já ocorre quando a criança apresenta atraso na fases de aquisição das habilidades básicas que antecedem a fala, como ausência do imitar, percepção do outro, compreensão, expressividade, interação e etc...

 

30 março, 2024

Muitos já sabem o quão complexo é o desenvolvimento da linguagem, mas poucos sabem que ela pode ser dividida em dois, linguagem expressiva e receptiva.
A linguagem respectiva é a base da linguagem, é a capacidade de reconhecer e identificar as palavras (de forma beeem simplificada).
Para reproduzirmos o que escutamos de forma funcional, precisamos desenvolver um repertório vocabular com base na linguagem receptiva.
Já a linguagem expressiva, não menos importante, é a parte da expressividade, como o próprio nome diz, a capacidade de solicitar nossos desejos e expressar nossos pensamentos no decorrer do dia a dia.

A linguagem é complexa e precisa ser muito estudada para compreender melhor e se aprofundar em cada detalhe.

 

30 março, 2024

Você já imaginou como seria se não conseguisse falar?? Que você tentou falar mas nada sai da maneira que você gostaria? Ou você se esforçando e ninguém entendendo o que você quer dizer??
Como você se sentiria??

Muitas crianças vivenciam essa sensação todos os dias em decorrência de algum comprometimento da fala e comunicação, TODOS os dias, não conseguem dizer que querem ir ao banheiro ou que querem um simples copo de água.

Consegue imaginar como elas se sentem?

A irritabilidade em crianças com comprometimento de comunicação e fala é muito comum, o desgaste de não ser compreendido muitas vezes elevam seus comportamentos e resultam em birras e até desregulando (que muito se escuta)

E sabe o que também acontece muito com as crianças que realizam acompanhamento terapêutico adequado?? Reduzem este comportamento de irritabilidade ao mesmo tempo que vai aprendendo a se comunicar, sendo de forma gestual, verbal ou até mesmo fazendo uso de alguma comunicação alternativa.
Afinal eles só querem ser compreendidos!

Procure um fonoaudiólogo especializado, ele poderá lhe ajudar

 

30 março, 2024

A fonoaudiologia é a área de atuação responsável por todas as funções relacionadas à comunicação humana!

 Ela pode contribuir desde os níveis musculares, os cognitivos e muito mais!!

É a única profissão capacitada para esse desafio de ajudar crianças com atraso na fala entre muitos outros diagnósticos.

Procurar um fonoaudiólogo especializado é a melhor opção para o melhor desenvolvimento possível para seu filho!

Qualquer dúvida, entre em contato!